segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sobre Intimidade

“É verdade que os relacionamentos íntimos são um risco, e é verdade que magoam, e é verdade que vão exigir muito de você, e é verdade que vão exigir modificações, e é verdade que vão provocar os seus sentimentos mais profundos e às vezes o farão sentir-se triste. Mas, como já disse, também é verdade que as suas únicas alternativas à liberdade estão no desespero e solidão”.

 

Dizem que a intimidade está fora de moda, mas eu digo que a intimidade é absolutamente essencial, do contrário vamos todos enlouquecer. Vá viver em isolamento, se puder. Acredito que você pode julgar seu nível de saúde mental dependendo de se conseguir formar relacionamentos significativos e duradouros. Não a quantidade desses relacionamentos, mas a qualidade deles.”“.

 

“Procurar a intimidade é um risco e pode provocar sofrimento. Mas o único meio de você se ver e crescer é um relacionamento íntimo. Se eu quiser saber a respeito de mim, não vou descobrir vivendo sozinho”.

 

“Aqui um ‘Eu’ e ‘Eu’ conhecemos ‘Você’ e ficamos juntos porque somos atraídos uns pelos outros e temos certas coisas em comum, que partilhamos. Isso que partilhamos se torna ‘Nós’. Continuando a partilhar, ganhamos cada vez mais ‘Nós’. ‘Você’ sempre permanece ‘Você’ e ‘Eu’permaneço ‘Eu’. Nunca desaparecemos, mas desenvolvemos o ‘Nós’juntos, esse é o nosso laço comum. Pobre de você se entregar totalmente a outro. Estará perdido para sempre. Conserve-se como os outros se conservam. Aí você põe ‘Eles’juntos e forma ‘Nós’. Depois trabalhe mais nesse ‘Nós’e esse ‘Nós’ vai crescendo cada vez mais, enquanto o ‘Você’ e o ‘Eu’ vão crescendo cada vez mais, formando esses enormes círculos concêntricos que crescem para sempre! A intimidade é esse ‘Nós’maravilhoso. E, se, por acaso, você perder o ‘Nós’especial – ainda terá um ‘Eu ‘ e boas recordações, sobre as quais construir”.

 

“Outra coisa que destrói a intimidade é a falta de mudança. Temos medo das mudanças. A intimidade precisa de mudanças. Ela está mudando, tudo nela está num estado de mudança e você não pode esperar que os outros fiquem os mesmos; eles também vão mudar!”.

 

“A intimidade não pode ser esperada. Você não pode ter expectativas em interação com outro. Ninguém pode ser sempre ou fazer sempre o que você desejaria. Tudo lhe vem como surpresa, e, se você pensar a respeito, cada depressão que você tem é porque alguém não correspondeu às suas expectativas”.

 



(Leo Buscaglia)

0 comentários: