segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Sobre Passado

“O passado não é mais real. Ele tem valor porque fez de você o que você e hoje, mas esse é todo o valor que tem. Portanto, não viva no passado. Viva agora. Quando está comendo, coma. Quando está amando, ame. Quando está conversando com alguém, converse. Quando está olhando uma flor, olhe. Capte a beleza de cada momento!”

 

“O amor vive no momento. A maioria das pessoas ou está vivendo no passado ou então trabalhando muito pelo amanhã. Olham para o passado, para os ´bons tempos´, com apego e tentando encontrar no presente a segurança do passado. Logo descobrem que estão parados e não percebem que no nosso mundo, que se movimenta rapidamente, ficar parado é mover-se para trás, e que mover=se para trás é morrer. O passado está morto, é irreal. Só tem valor enquanto afeta o momento.”

 

“Nunca se pode reviver nada, pois sempre será, na melhor das hipóteses, apenas uma cópia empobrecida do original.”

 

“Se uma pessoa afetuosa é alguma coisa, é uma pessoa que sabe que a única realidade é o  agora’. Ontem já se foi, e não há nada a fazer a respeito. É bom, pois o levou aonde você está agora. E a despeito do que as pessoas lhe disseram, é um lugar para se estar! Mas não há nada que você possa fazer a respeito do ontem,  não é mais real. E amanhã? Amanhã é uma coisa ótima para se sonhar. É maravilhoso sonhar com o amanhã, mas não é real. E se você passar o tempo sonhando com ontem e amanhã, vai perder o que está acontecendo com você e comigo agora. E é essa a realidade de verdade, estar em contato. Amanhã é nebuloso demais.”

 

“Muito bem, não sei o que vocês acham, mas eu não acho que o essencial seja o meu veículo.  Não sei o que acham, mas eu não acho que o essencial seja a minha instrução. Não creio que o essencial em mim seja a minha casa ou o meu carro ou minhas roupas. O que é essencial, em mim? Bem, acho que o essencial é que vivo e abraço a vidaagora, onde quer que eu esteja. Eu a agarro em meus braços! Não perca  tempo chorando pelo passado. O passado já passou! Perdôo o meu passado. Perdôo as pessoas que me magoaram. Não quero passar o resto da vida acusando e apontando o dedo.”

 

“Culpamos o passado, adoramos culpar o passado, e gostamos de culpar todos do passado, mas somos impotentes para fazer alguma coisa quanto ao presente e ao futuro. Desconfiamos dos outros, mas acima de tudo desconfiamos de nós mesmos. Nós nos esquecemos de escutar as nossas vozes. Somos incongruentes com o que parte de nós. Sentimos falta do presente. Deixamos que se vá. Não sabemos que temos escolha e que podemos escolher a alegria. Fala-nos um propósito e não compreendemos bem de que trata a vida. Nunca nos perguntamos: ‘O que estou fazendo aqui?’Será que seu papel aqui é só ocupar lugar?”.

 


(Leo Buscaglia)

0 comentários: