quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Sobre a Solidão

 

“A solidão é a sorte de todos os espíritos excepcionais.”

(Arthur Schopenhauer)

“É sobretudo na solidão que se sente a vantagem de viver com alguém que saiba pensar.”

(Jean Jacques Rousseau)

“Solidão é quando o coração, se não está vazio, sobra lugar nele que não acaba mais.”

(Antonio Maria)

“Quem encontra prazer na solidão, ou é fera selvagem ou é Deus.”

(Aristóteles)

“A solidão é o preço que temos de pagar por termos nascido neste período moderno, tão cheio de liberdade, de independência e do nosso próprio egoísmo.”

(Soseki Natsume)

“A maior solidão é a do ser que não ama. A maior solidão é a dor do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana.
A maior solidão é a do homem encerrado em si mesmo, no absoluto de si mesmo,
o que não dá a quem pede o que ele pode dar de amor, de amizade, de socorro.
O maior solitário é o que tem medo de amar, o que tem medo de ferir e ferir-se,
o ser casto da mulher, do amigo, do povo, do mundo. Esse queima como uma lâmpada triste, cujo reflexo entristece também tudo em torno. Ele é a angústia do mundo que o reflete. Ele é o que se recusa às verdadeiras fontes de emoção, as que são o patrimônio de todos, e, encerrado em seu duro privilégio, semeia pedras do alto de sua fria e desolada torre.”

(Vinícius de Moraes)

“Quando o coração está vazio a cabeça não serve para nada”

(Frase do filme Jerry Maguire)

“Minha solidão não tem nada a ver com a presença ou ausência de pessoas… Detesto quem me rouba a solidão, sem em troca me oferecer verdadeiramente companhia.”

(Friedrich Nietzsche)

“Todo o inferno está contido nesta única palavra: solidão.”

(Victor Hugo)

“Solidão é uma ilha com saudade de barco.”

(Adriana Falcão)

“Nunca fui como todos
Nunca tive muitos amigos
Nunca fui favorita
Nunca fui o que meus pais queriam
Nunca tive alguém que amasse
Mas tive somente a mim
A minha absoluta verdade
Meu verdadeiro pensamento
O meu conforto nas horas de sofrimento
não vivo sozinha porque gosto
e sim porque aprendi a ser só...”

(Florbela Espanca)

“…Mas chegará o instante em que me darás a mão,
não mais por solidão, mas como eu agora:
por amor.”

(Clarice Lispector)

“A maior solidão é aquela que se dá não pela ausência de pessoas, mas pela indiferença da presença delas.”

(David Saleeby)

“Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo...
isto é carência.
Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar...
isto é saudade.
Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe às vezes, para realinhar os pensamentos...
isto é equilíbrio.
Tampouco é a pausa involuntária que o destino nos impõe compulsoriamente, para que revejamos a nossa vida...
isto é um princípio da natureza.
Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado...
isto é circunstância.
Solidão é muito mais que isto...
Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão, pela nossa Alma!”

(Fátima Irene Pinto - Página 79 do Livro Palavras Para Entorpecer o Coração)

0 comentários: